quarta-feira, 4 de novembro de 2015

A importância do plano B

      Sempre me falam para eu ser positiva, para visualizar a vitória e para ter em mente que vai dar tudo certo!
      Sem dúvidas ter pensamentos positivos é fundamental, mas aprendi que não basta tê-los para atingir o sucesso. Obviamente você também deve estar bem preparado física e psicologicamente. 
      Preparar-se psicologicamente é ser positivo, mas é, também, ser inteligente para prever as possíveis situações que possam acontecer durante a prova, sejam elas boas ou ruins. Por exemplo, estou saindo da natação na frente, mas me enrolo na transição para o ciclismo e fico pra trás, o que fazer se isso acontecer?! Se eu considerar que isso possa acontecer e me preparar sobre como agir, sairei do problema de forma muito mais fácil.
      Problemas acontecem, não podemos esperar que saia tudo uma maravilha durante a prova, no treino ou em nossas vidas; por isso, devemos nos preparar também para os obstáculos. Minha amiga ciclista e campeã, Rebeca Fonseca, uma vez me disse que se algo dá errado no treino, se o pneu fura, se um carro passa raspando na bike, ou qualquer outra coisa acontece, ela procura não se estressar, porque enxerga essas situações como verdadeiros testes para as situações difíceis das competições.
      Já eu, concentrei todas as minhas expectativas e treinos para o IRONMAN 70.3 Miami e, na etapa do ciclismo, acabei sendo fechada por uma carreta que entrou no percurso, joguei-me pra lateral para evitar bater nela, e fiquei desnorteada com a situação, sem saber o que fazer. Bem, se tivesse considerado  que poderia cair por qualquer razão que fosse durante a prova, iria reagir de forma bem mais rápida e confiante para tentar voltar para a prova.
      Claro, é difícil prever tudo o que pode acontecer, e nem sempre os problemas têm solução imediata, mas se você tem um objetivo e um plano B, nada e nem ninguém vai retirá-lo do seu caminho.
Bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário